Originalmente, ele é um ginásio para treinamento de ginastas e, em janeiro, adaptado para receber o Grand Slam do Xadrez. O que há de permanente é apenas o Pub onde fotógrafos e enxadristas se misturam. Aliás, apenas os amadores se misturam. Os Grandes Mestres e Mestres Internacionais têm seu próprio ambiente e você não os vê. Raramente, você pode passar por um deles na parada de ônibus ou quando eles estão se dirigindo para o hotel.
No grande salão das partidas do De Moriaan, há dois ambientes: um para o torneio de amadores (são três torneios durante os 16 dias do Tata Steel Tournament) e outro para os torneios profissionais dos Grupos A, B e C. Você pode assistir as partidas desses grupos, mas a disputa por um espaço é enorme. Quem não é do Xadrez não vai entender o porquê de ficar esquivando a cabeça para dar uma olhadela para duas pessoas imóveis numa mesa diante de um tabuleiro.
Na mesma “cerca” que separa os GMs e MIs há 6 grandes TVs de tela plana que mostram as partidas em 2D do Grupo A ao mesmo tempo do movimento. Isso acontece graças à tecnologia do tabuleiro DGT.
No mais, o De Moriaan Center, há um bar adaptado, aliás, muito bem adaptado, com café (€ 1,50), cerveja, refrigerante, sopa, sanduíche de salmão, sanduíche de sardinha, sanduíche de queijo (€ 2,00 cada sanduíche)), sanduíche de presunto. Há uma sala para os Mestres e imprensa. E chapelaria. Na chapelaria, você deixa seu casaco, manta, sacola etc. Ninguém cuida e também ninguém pega (furta)!
Nenhum comentário:
Postar um comentário