





Em paralelo, no Chess Pavilion, montado no Village Green (um minuto de caminhada do De Moriaan), uma bela estrutura em ferro e lona recebe um público que vai de crianças a idosos, passando por amantes do Xadrez, repórteres, curiosos ou pessoas que desejam tomar um café ou uma cerveja.
Originalmente, ele é um ginásio para treinamento de ginastas e, em janeiro, adaptado para receber o Grand Slam do Xadrez. O que há de permanente é apenas o Pub onde fotógrafos e enxadristas se misturam. Aliás, apenas os amadores se misturam. Os Grandes Mestres e Mestres Internacionais têm seu próprio ambiente e você não os vê. Raramente, você pode passar por um deles na parada de ônibus ou quando eles estão se dirigindo para o hotel.
No grande salão das partidas do De Moriaan, há dois ambientes: um para o torneio de amadores (são três torneios durante os 16 dias do Tata Steel Tournament) e outro para os torneios profissionais dos Grupos A, B e C. Você pode assistir as partidas desses grupos, mas a disputa por um espaço é enorme. Quem não é do Xadrez não vai entender o porquê de ficar esquivando a cabeça para dar uma olhadela para duas pessoas imóveis numa mesa diante de um tabuleiro.
Na mesma “cerca” que separa os GMs e MIs há 6 grandes TVs de tela plana que mostram as partidas em 2D do Grupo A ao mesmo tempo do movimento. Isso acontece graças à tecnologia do tabuleiro DGT.
No mais, o De Moriaan Center, há um bar adaptado, aliás, muito bem adaptado, com café (€ 1,50), cerveja, refrigerante, sopa, sanduíche de salmão, sanduíche de sardinha, sanduíche de queijo (€ 2,00 cada sanduíche)), sanduíche de presunto. Há uma sala para os Mestres e imprensa. E chapelaria. Na chapelaria, você deixa seu casaco, manta, sacola etc. Ninguém cuida e também ninguém pega (furta)!
O Tata Steel Chess Tournament 2011 (anteriormente denominado Corus Chess Tournament) é considerado um dos torneios de Xadrez mais tradicionais do mundo.
Realizado na pequena Wijk aan Zee (pronuncia /vaicanzei/ o som do “v” é próximo do “f”), a vila respira Xadrez e os amantes do esporte, de toda a Holanda, se dirigem para lá todo janeiro!
Os pubs, além da boa cerveja e do ambiente agradabilíssimo, disponibilizam, claro, suas mesas com peças e tabuleiros de Xadrez. Boa parte deles oferece também um espaço reservado com mural de Xadrez onde os enxadristas se deleitam em análises das partidas que estão acontecendo on time no salão do tradicional De Moriaan Center.